SAUDAÇÃO AOS VISITANTES

Logo Design by FlamingText.com

Logo Design by FlamingText.com


Eles Estão Aplaudindo a sua Chegada!

Eles Estão Aplaudindo a sua Chegada!
E Volte Sempre!

GATINHO INTELIGENTE... Você concorda que exista outro blog mais divertido que este???

GATINHO INTELIGENTE... Você concorda que exista outro blog mais divertido que este???
Definitivamente ele não concorda que exista outro Blog mais divertido do que este... Por isso ele está aqui!!!

HISTÓRIA





A VIDA DE UM ARTÍSTA



PAULO COSTA - Nascido aos vinte e oito dias do mês de fevereiro no ano de mil novecentos e sessenta e nove, na cidade de Ilhéus, uma pequena cidade do sul da Bahia. Residindo até os primeiros dez anos, cursei até a segunda série primária, no Grupo Escolar Antônio Sá Pereira - hoje, Colégio Estadual Antônio Sá Pereira. Dos dez até os vinte anos de idade, residi na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, onde cursei da Terceira série primária, até a oitava ginasial. Parei meus estudos durante sete anos aproximadamente; aos vinte e seis residindo na minha cidade de origem conclui meu segundo grau.

Aos catorze anos, ainda residindo na cidade de Vitória, fiz a minha primeira Oficina de Teatro, não me lembro o nome, pois o mesmo não me deu tanto apoio, por isso também não levei muito a sério e desisti. Em 1993, ou seja, aos vinte e quatro anos de idade, fiquei sabendo que um certo Pawlo Cidade iniciara uma Oficina de Teatro no auditório de uma escola (Instituto Municipal de Ensino - Eusínio Lavigne), me empolguei tanto com a idéia que resolvi pedir-lhe uma oportunidade, imaginei que seria necessário implorar, porém não foi. Seu nome mesmo é: João Paulo Couto Santos, formado em Pedagogia, pela Universidade Estadual de Santa Cruz(Uesc), o mesmo também é: Diretor; Autor e Ator de Teatro. Continuo ainda fazendo alguns trabalhos com ele, porém as Oficinas só de vez em quando. Durante esses 16 anos já apresentei diversos espetáculos em alguns lugares tais como: Teatro Municipal de Ilhéus; Centro de Cultura Adonias Filho; Auditório Paulo Souto(Uesc); Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães; Instituto Municipal de Ensino (IME-EL) em Ilhéus. Hoje sou o Assistente de Direção do Espetáculo Cangaço, onde o Diretor é Pawlo Cidade. Este sou eu... Outras informações no BLOG:  www.grupodeteatrodoprantoaoriso.blogspot.com

ESPETÁCULOS QUE PARTICIPEI


Nesta nova postagem, quero compartilhar com vocês, um pouco da minha vida como Ator de Teatro, foram... como direi... "muitas aventuras" artísticas, que tive durante esses 16 anos; foram vários momentos de alegria, que tive com vários grupos maravilhosos! Para começar, posso destacar o ano de 1993, quando fiz a minha primeira Oficina de Teatro no Colégio do IME-EL, com o Diretor e na época Professor de Teatro Pawlo Cidade, que foi feita no Auditório dessa escola; ao final foi montado um espetáculo sobre os cinco elementos que formam a natureza, algo que nos falava sobre o meio ambiente; Uma das cenas de que me lembro até hoje, foi quando eu , fazendo um homem das cavernas, tive que carregar minha susposta "namorada" e sair puxando pelos cabelos, por incrivel que pareça até hoje quando me encontro com ela e a gente lembra desse fato, agente morre de rir! Logo em seguida veio um outro espetáculo da autoria do Diretor, "A Mulher da Língua Grande e o Pedreiro Lobisomem, onde é claro eu sei que muitos podem pensar que eu fiz o Lobisomem, mas se enganaram, na verdade eu fiz o Padre. Também estive no Elenco de A Vaca Sagrada; A Via Sacra; Capitães da Areia; Rapisódia; Deixe o seu Recado após o Sinal; Odes - Fragmentos de Poésia; Presépio Vivo... e tantos outros Skets. Se você entrar no site: www.grupodeteatrodoprantoaoriso.blogspot.com, você poderá saber muitas informações sobre alguns desses espetáculos! Atualmente, sou o Assistente de Direção do Espetáculo Cangaço, que tem como Diretor Pawlo Cidade. 

UMA NOVA ESPERIÊNCIA






Após quinze anos entre direções de Espetáculos e Apresentações de outros, o Diretor Pawlo Cidade me convidou para uma nova empreitada na minha carreira artística, ser o seu Assistente de Direção no Espetáculo Cangaço, normalmente eu diria que isso significaria que apenas ficaria "assistindo ele fazer todo o trabalho", na verdade eu vi que é muito mais que isso; mais isso não importa, eu posso garantir que está sendo muito legal e estou aprendendo muito; descobrir inlusive que ser Assistente de Direção também é: Fazer a ponte entre a direção e Produção. O trabalho deve estart sempre ao serviço da realização do roteiro, da manutenção do cronograma e de dar condições para o trabalho do diretor no set de fimagens ou no palco, isto é na verdade, não só assistindo ao diretor , mas ao mesmo tempo ajudando-o em relação ao trabalho! Desde agosto do ano passado que estamos fazendo a Montagem do Espetáculo Gangaço, até o dia desta postagem já fizemos 10 apresentações, e agora em junho temos no mínimo mais 04; sendo duas em Itabuna e mais duas em Ilhéus, no momento vamos pecorrea apenas a maioria das cidades do sul e extremo sul da Bahia, mais acredito que ainda vamos ter slatos maiores.

TAMBÉM FIZ PARTE DESTA HISTÓRIA



É isso gente, após dois anos de apresentações do Espetáculo Cangaço, chega ao fim a minha jornada que durante algum tempo fui Assistente de Direção e logo em seguida como num passe de mágica passei simplesmente ao cargo de algo chamado Contra-Regra; as vezes fico me perguntando se eu tinha ou não competencia para ser um Assistente de Direção, só sei que após duas semanas da maravilhosa Estreia, fiquei sabendo da troca. Muitos que provavelmente lerão isto aqui poderão pensar: "- Acredito que ele está muito chateado com isso, como pode... isto é a mesma coisa de alguem que entra como Gerente de uma empresa e logo em seguida passa a ser fachineiro." - Pois eu lhes afirmo companheiros, muitas coisas servem como ensinamentos para todos nós, posso garantir que o nosso Diretor Pawlo Cidade me ensinou muito durante esses mais de dois anos, que estive como Contra-Regra ou como alguns dos atores imaginavam, como "Babá" de alguns deles. Agradeço a amizade e a compreenção de pessoas que eu posso acreditar que foram meus amigos durante esses dois anos dos Atores: Andréa Bandeira; Ciro Nonato; Ed Paixão e Kaíque Cavalcante. Também a compreenção e provavelmente a amizade de Roma Góes e Val Kakau. Espero pessoal, que num futuro nos possamos nos encontrar novamente. Sabemos o quanto que é dífícil a convivência em grupo, mas tem pessoas que quando dífícil a tornam mais felizes ficam.Quanto ao meu "afilhado" de Grupo Bruno Martinelli, tenho apenas a lhe dizer o seguinte: Nem sempre quando pessamos em ter razão é porque temos; mas as vezes sonhamos com isso! Agradeço a cada um de vocês! Muitas Cidades durante este período eu pude conhecer, só não estive presente em uma que foi a Cidade de Uruçuca, vocês não fazerm a mínima idéia de como é dífícil. Mais é isso mesmo. As Cidades onde estivemos: MONTE SANTO; JACOBINA; QUEIMADAS; VALENTE; APORÁ; CAMACAN; URUÇUCA; ARATACA; JUSSARI; CANAVIEIRAS; ITABUNA; AURELINO LEAL e várias apresentações em ILHÉUS.

Paulo Costa
Diretor e Agora Apenas Diretor
Grupo de Teatro do Pranto ao Riso